O chapadão do Acaba-Medo situa-se na porção final, mais ao norte, das Serras do Passa Nove (Padre Bernardo, Goiás). Ali os morros dão uma apaziguada, formando pastagens naturais extensas e recortadas por vale profundos cujos leitos d’água vão dar no Rio Bagagem. Sim, o nome é curioso e um tanto macabro, levando em conta que é um local mais ou menos vizinho da famosa região do Acaba-Vida.
A chapada – como os moradores locais genericamente chamam o alto da serra – é bem guarnecida de água e de cachoeiras. Em nosso mapeamento constam cinco ou seis quedas d’água, sendo duas ou três delas com altura considerável. Aliás, um dos córregos da região tem potencial para abrigar uma queda bastante alta, provavelmente beirando os 80m de altura. Pelo menos é o que indicam as curvas de nível, já que as imagens aéreas ali em geral são de baixa qualidade e não permitem ter certeza alguma.
Até agora foram feitas 2 exploratórias na região, uma para alcançar a enorme Cachoeira Barra Limpa (ou Bonanza… é a foto de capa), localizada em um tributário do córrego Acaba-Medo; e outra para ir até uma pequena cachoeira do Acaba-Medo. As duas exigem um dia inteiro de caminhada em terreno relativamente fácil, mas que vai se complicando na borda e na descida dos vales.
Sobre a preservação do local, tudo por lá ainda está bem conservado. Mas como de costume, sobretudo em regiões como essa, rica em pastagens naturais e com boas extensões planas, é uma questão de tempo até que alguém ocupe e passe a boiada. Duvida? Grupos vindos do Tocantins estão reivindicando as terras lá de cima. Os fazendeiros antigos estão em alerta e não perderam tempo: já trataram de passar uma estrada atravessando a chapada. É a novela do interior do Brasil, reprisada todo ano.