Quase 7 anos depois das primeiras exploratórias, aqui está o blog do Trilhas Perdidas. Já passou da hora de ter um espaço para compartilhar relatos, imagens, pesquisas e novidades sobre o mundo outdoor, sempre com foco no mapeamento de locais e rotas pouco conhecidas. Não sabe o que fazemos? Siga em frente para entender melhor.
Trilhas Exploratórias
A alma do projeto está aqui. Ir a campo, conversar com moradores locais, embrenhar-se em regiões de difícil acesso. Alcançar lugares inéditos – leia-se: pouco ou nunca visitados – através de trilhas inexistentes que, por definição, são as tais exploratórias.
O termo ‘inédito’ talvez nem seja tão justo. É sempre provável que algum morador ou parente próximo já tenha ido ao local da exploratória alguma vez na vida. Por isso falaremos em locais “não documentados” ao invés de “inéditos”. Bem, não documentados ao menos até trazermos aqui os primeiros relatos, certo?
Por enquanto, nossas exploratórias estão restritas à Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais. Se você quiser participar de alguma, possui alguma experiência em trilhas com pernoite e tem todos os equipamentos, entre em contato!
Tecnologia, mapeamento e pesquisa
Parte importantíssima do Trilhas Perdidas é usar tecnologia para mapear atrativos naturais. Esse mapeamento é que fornece as possibilidades de exploratória do projeto. Ele ocorre de várias formas: analisando a olho nu diversas imagens de satélite para encontrar locais de interesse; ou construindo ferramentas de geoprocessamento para fazer o mapeamento automático. Falando em possíveis exploratórias, temos em nosso banco cerca de 1600 lugares não documentados (pelo menos em teoria) aguardando visita.
Claro que esse processo de descoberta de atrativos acaba por revelar toda a imensidão de cachoeiras, montanhas e cavernas conhecidas Brasil afora. Foi por isso que criamos o já desativado Trilhas Abertas, um sistema que permitia você internauta consultar nossa base de atrativos naturais. Não se preocupe, ele vem sendo reformulado e voltará em breve.
O fato é que se você curte geoprocessamento, QGis e produção de mapas, fique atento pois teremos muitos posts sobre esses assuntos.
Reviews de equipamentos
Outro tipo de conteúdo com presença certa por aqui será o tal do review. Sempre que possível faremos um. Poderá ser sobre uma mochila, uma bota, uma barraca ou então sobre dispositivos GPS ou aplicativos de navegação. De qualquer forma o enfoque será sempre o uso desses equipamentos em exploratórias, contexto onde as necessidades podem ser bem diferentes.
E por fim…
Se tiver alguma sugestão ou dúvida, entre em contato clicando aqui. Vamos bater um papo!